Hitchcock em Manhattan: "Intriga Internacional" (1959)

Fotos: divulgação Metro Goldwyn Mayer (MGM)

Roger Thornhill (Cary Grant) é um publicitário muito ocupado com a sua posição de prestígio numa badalada agência da Madison Avenue, o endereço mais famoso da indústria publicitária americana (quem assistiu a série de tevê Mad Men sabe do que eu estou falando). Para ajudá-lo com seus inúmeros compromissos, ele conta com o apoio da eficiente Srta. Townsend (Josephine Hutchinson); e é passando uma série tarefas para ela que Thornhill aparece, pela primeira vez, em Intriga Internacional (North by Northeast, 1959). Na cena, chefe e secretária deixam o prédio onde trabalham, no 650 Madison Avenue, e pegam um taxi rumo ao The Plaza Hotel, onde Thornhill deve se encontrar com clientes no The Oak Room (o mesmo onde Al Pacino almoça em Perfume de Mulher).

Ao chegar no restaurante, algo surreal acontece com o famoso publicitário: ele é confundido com um tal de George Kaplan, um agente secreto do governo americano que, supostamente, está hospedado no quarto 796 do hotel. Por causa disso, Thornhill é sequestrado por dois capangas do espião Phillip Vandamm (James Mason), levado para ser interrogado por ele e, posteriormente, para ser executado. Por um fio, o homem da Madison Avenue consegue escapar, mas, a partir de então, ele se envolve em outro mal-entendido e tem que lutar para salvar a sua pele.

Perseguido tanto pelos vilões como pela polícia, Thornhill deixa Nova York num trem rumo a Chicago, onde planeja descobrir quem é Kaplan e o motivo de bandidos estarem atrás dele. Seguindo uma pista falsa, ele chega num campo aberto, na rodovia 41, no caminho para Indianápolis, onde é atacado por um aeroplano (cena imortalizada no pôster do filme). 

Conseguindo escapar não só da emboscada no campo, mas de outra tentativa de assassinato, numa galeria de arte de Chicago, o publicitário é contatado pelo chefe do FBI, conhecido como Professor (Leo G. Carrol), e informado sobre o que está acontecendo. No entanto, ao invés de voltar para casa com o nome inocentado, ele precisará viajar até Rapid City, em Dakota do Sul, no Norte do país, para ajudar o governo tanto a recuperar uma importante informação que Vandamm quer tirar do país como para a salvar a vida de uma agente infiltrada, a Srta. Eve Kendall (Eva Marie Saint), que se tornou o interesse romântico de Thornhill ao longo de sua jornada de gato e rato rumo ao Norte do país.  

Intriga Internacional é um dos filmes mais famosos de Alfred Hitchcock e não é para menos. A tensão em torno do que irá acontecer com o herói sem habilidades policiais de Cary Grant é mesmo muito alta, visto que tem muita gente com uma arma na mão atrás de um mocinho que precisa preservar a sua vida do jeito que dá. 


Cena no Monte Rushmore (foto: divulgação MGM)

As locações escolhidas (e cenários montados em estúdios) também deixam a história de Hitchcock ainda ainda mais bem contada e muito sofisticada. Depois de circular pela movimentada Manhattan com Roger Thornhill, você faz um tour com ele pela Grand Central Station; acompanha-o em sua chegada ao Ambassador Hotel de Chicago; e, perde o fôlego vendo-o escalar um dos monumentos mais famosos dos Estados Unidos: o Monte Rushmore (aquele, com as faces de antigos presidentes americanos). Ou seja, essa produção é uma combinação perfeita de suspense com filme de estrada.

👀

Com Intriga Internacional, eu termino a série de posts intitulados "Hitchcock em Manhattan", que começou com Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) e continuou com Festim Diabólico (Rope, 1948).


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"