Hitchcock em Manhattan: "Festim Diabólico" (1948)

Fotos e poster: divulgação Warner Bros.

Tarde de primavera no Central Park. Os namorados David (Dick Hogan) e Janet (Joan Chandler) conversam um pouco e se despedem prometendo encontrar-se, logo mais, no apartamento dos amigos Brandon (John Dall) e Phillip (Farley Granger), durante um jantar que será oferecido por eles. 

David chega primeiro no belo apartamento de Brandon e Phillip, com sua bela vista para os prédios de Manhattan. Os anfritiões, que já planejavam cometer o que consideravam o crime perfeito, matam o rapaz "intelectualmente inferior a eles" sufocando-o com uma corda. Depois disso, escondem o seu corpo num baú exposto no meio da sala e, para tornarem o jantar ainda mais "divertido", decidem colocar a comida a ser oferecida aos demais convidados em cima do móvel.

A governanta Sra. Wilson (Edith Evanson) chega ao local e, em seguida, Janet e os demais convidados: Kenneth (Douglas Dick), Sr. Kentley (Cedrick Hardwick) e Sra. Atwater (Constance Collier), respectivamente, amigo, pai e tia de David; e, além deles, Rupert Cadell (James Stewart), um antigo professor dos rapazes, que havia dado uma aula sobre assassinos e assassinatos que serviu de "inspiração" para Brandon e Phillip cometerem o seu crime e provarem a sua teoria de que eram tão intelectualmente superiores que poderiam sair ilesos dessa experiência.

Enquando comidas e drinques eram organizados em cima do baú pela Sra. Wilson, os convidados próximos do jovem assassinado se perguntavam onde estaria David e porque ele não estava ali entre eles. A nós, espectadores e conhecedores da resposta, só cabia torcer para Rupert suspeitar do nervosismo de Phillip, abrir o baú e descobrir que sim, David estava entre eles.

Claro que, num filme com Alfred Hitchcock como diretor e James Stewart como ator principal, o corpo de David vai ser descoberto e ele será vingado. Mas, até que isso aconteça, nós, espectadores, ainda passaremos por muita tensão!


Foto: divulgação Warner Bros.

Sobre Manhattan, com exceção da cena inicial, no Central Park (filmada na locação real), a vista fabulosa que temos do famoso bairro novaiorquino, através da ampla janela do apartamento/cobertura de Brandon e Phillip, foi recriada nos estúdios da Warner Bros., localizado em Burbank, na Califórnia (pertinho de Hollywood). Hitchcock iniciou a sua história com cenas diurnas e a concluiu com cenas noturnas.

👀

Festim Diabólico (Rope, 1948) é o segundo filme de Alfred Hitchcock escolhido para a série de posts "Hitchcock em Manhattan". O primeiro foi Janela Indiscreta (1954) e o próximo será Intriga Internacional (1959).


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"