Especial "John Wick": Um Novo Dia Para Matar

 

(John Wick: Chapter 2, 2017, direção de Chad Stahelski)

Nesta sequência da história de John Wick: De Volta ao Jogo, a adrenalina começa já na cena de abertura, com o ex-assassino perseguindo motoqueiros que sabem onde o seu Ford Mustang 1969 está guardado e, depois, tendo que lutar com os homens de Abram Tarasov (Peter Stomare) para recuperar o que lhe pertence. Num ato de paz, John Wick poupa a vida desse que é irmão e tio, respectivamente, dos falecidos Viggo e Iosef Tarasov.

Já em casa, depois de ter enterrado tudo que pertencia ao seu passado profissional, Wick recebe a visita de Santino D´ Antonio (Riccardo Scamarcio). O líder do crime italiano precisa dos serviços de John e cobra-lhe o pagamento de uma promissória. Como Wick se recusa a voltar a campo, D´Antonio explode a casa dele.

Depois de aconselhar-se com Winston (Ian McShane) e vendo-se obrigado a pagar a sua dívida com Santino, John Wick deixa seu novo cachorro aos cuidados do concierge do Continental, Charon (Lance Reddick), e parte para Roma com a finalidade de matar Gianna D´ Antonio (Claudia Gerini), irmã do vilão. Nesta etapa do filme, preste atenção como a combinação de três momentos da preparação de "Mr. Wick" para fazer o serviço encomendado foi orquestrada: numa cena, John visita o sommelier do hotel, que é um especialista em armas de fogo; na segunda, ele visita o dono de uma livraria, que possui os mapas e chaves dos subterrâneos dos antigos prédios romanos; e na terceira, um alfaiate, onde encomenda ternos (pretos, claro!) à prova de balas. A forma como essas cenas foram intercaladas é de se tirar o chapéu!

Depois de concluir a missão italiana, John se vê perseguido pelos capangas de Santino, que coloca um prêmio de US$ 7 milhões por sua cabeça com o pretexto de ter que vingar a morte da irmã. Ele também precisar lutar com Cassian (Common), o guarda-costas de Gianna, que se sente culpado pela morte da chefe. Com tanta gente nos seus calcanhares, fica difícil para o nosso anti-herói se movimentar por Manhattan sem a ajuda do "Bowery King" (o Rei da Bowery), o líder do crime no subterraneo de Nova York, interpretado pelo parceiro de Reeves nos três primeiros filmes da franquia "Matrix" (1999-2003), Laurence Fishburne.

Bowery coloca John no mesmo espaço onde Santino está, mas este busca proteção no Continental Hotel. Quando o encontra, Wick é provocado e atira em D´Antonio no lugar onde ele nunca devia ter feito isso. Consequência: a Alta Cúpula determina a sua excomungação da irmandade do crime, o que significa a morte de Baba Yaga. Num ato final de amizade, Winston encontra-se com John no Bethesda Terrace, no Central Park, e lhe dá uma hora para fugir, antes dele executar a ordem da Alta Cúpula e abrir a conta para a sua morte.


Eu no interior da estação de metrô Place-des-Arts, presente em John Wick 2.
 (Foto: arquivo pessoal)

Locações em destaque: Rue Sainte-Catherine, em Montreal

Nesta famosa rua comercial, localizada no centro da cidade canadense de Montreal, foram feitas algumas cenas importantes deste filme. A primeira é a sequência em que John persegue os motoqueiros que trabalham para Abram Tarasov. A cena foi rodada na esquina da Rue Sainte-Catharine (nº 1171, endereço de uma loja da Victoria´s Secret) com a Rue Stanley. Em teoria, esta cena estaria acontecendo na 5ª Avenida, de Nova York. 

A rua Sainte-Catherine também é o endereço da praça e da estação de metrô Place-des-Arts (foto). Ambos aparecem nas cenas em que John Wick retorna para Nova York e começa a ser perseguido tanto por Cassian como pelos criminosos locais que estão doidos para colocar as mãos nos US$ 7 milhões oferecidos por Santino.


🎦 


Nos próximos posts, confira os resumos de John Wick 3: Parabellum (2019) e John Wick 4: Baba Yaga (2023).



Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"