"Jumanji: Bem-vindo à Selva" (2017)


(Jumanji: Welcome to the Jungle, 2017, direção Jake Kasdan)



Brantford, New Hampshire

1996. Um homem encontra uma caixa nas areias de um curso de água e a leva para casa, onde entrega para o seu filho, Alex Vreeke. A noite, quando todos já estão dormindo, Alex ouve um som vindo daquela caixa e começa a jogar um jogo chamado Jumanji. Após isso, ele desaparece. Quem assistiu Jumanji (1995), sabe que este objeto havia sido "escondido" nas águas de um rio da cidade pelos jovens Alan Parrish e Sarah Whittle, nos idos 1969, numa tentativa de evitar que alguém mais sofresse as consequências de brincar com ele. Infelizmente para Alex, ele não foi poupado.

Duas décadas depois, somos apresentados a Spencer (Alex Wolff), outro garoto fissurado em videogames. Spencer é nerd e estudioso, mas tem um amigo que sempre lhe pede cola. Trata-se de Anthony Fridge (Ser'Darius Blain), que não está interessado nem nos estudos e nem na amizade de Spencer, mas precisa tirar boas notas para ganhar uma bolsa para participar de um time de basquete. Os rapazes estudam na mesma escola que a séria Martha (Morgan Turner) e a patricinha sexy Bethany (Madison Iseman). Uma só quer saber do mundo intelectual; a outra, de postar fotos suas nas redes sociais usando o seu inseparável celular.

Naquele dia, os quatro jovens são colocados de castigo. Como punição, o diretor da Brantford High Shcool pede-lhes que organizem uma sala cheia de entulho e papéis. Os jovens só podem deixar o local quando a tarefa estiver concluída. Ali mesmo, pouco tempo depois, Fridge encontra o console de um videogame antigo (que pertenceu a Alex Vreeke) e chama os demais para jogarem. No entanto, assim que escolhem os seus avatares, eles são sugados para dentro da máquina.


Em Jumanji

Na próxima cena, somos transportados para a selva de Jumanji, onde o neurótico Spencer descobre que está dentro do jogo e no corpo do seu avatar, o valente Dr. Smolder Bravestone (Dwayne Johnson). A tímida e crítica Martha se descobre no corpo da matadora de homens Ruby Roudhouse (Karen Gillan) e usando uma roupa curta no meio do mato. Fridge, que sempre valorizou o seu biotipo, é surpreendido com o tamanho reduzido do seu avatar, o zoologista Moose Finbar (Kevin Hart). E a vaidosa Bethany quase entra em estado de choque ao se ver presa no corpo do Prof. Shelly Oberon, um "tiozinho" cinquentão e fora de forma (papel do hilário Jack Black. Abre aspas: "que eu amo de paixão". Fecha aspas).

Naquele lugar inóspito, os quatro são recebidos por Nigel (Rhys Darby), um personagem de falas limitadas que explica o que eles devem fazer, mas sem dar muitos detalhes. A regra é a seguinte: eles precisam encontrar uma peça que está faltando para poderem salvar Jumanji do vilão Van Pelt (Bob Cannavale) e voltarem para casa. Ah, e sem se deixarem morrer. Cada um deles tem 3 vidas. Ao que parece, se  morrerem em Jumanji, ficam por ali mesmo.

O desenrolar do filme é uma sucessão de cenas cômicas e repletas de aventuras. Numa delas, tentando fugir dos homens de Van Pelt, o quarteto é ajudado pelo aviador Jefferson McDonough (Nick Jonas), avatar de um jovem chamado Alex, que acredita estar em Jumanji há alguns meses. No decorrer da conversa com esse novo amigo, dois mistérios são desvendados: Bethany se dá conta de que a peça que procuravam era o próprio Alex, e Spencer descobre que esse Alex é, na verdade, o Alex Vreeke que sumiu de casa há mais de 20 anos. 

O resto dessa história fica por sua conta assistir. Eu prefiro deixar que você tenha a sua parcela de riso e emoção ao descobrir, por conta própria, como tudo termina.

Locações

Em "Jumanji: Bem-vindo à Selva", dois lugares da fictícia Brantford ganham destaque: a frente da casa de Alex e a escola do quarteto Bethany, Fridge, Martha e Spencer. Ambos foram filmados em endereços da cidade de Atlanta, no Estado americano da Geórgia.


Google Map

A casa de Alex foi ambientada no 1646 da Friar Tuck Road NE (foto acima). Este endereço é exibido em 3 cenas: no início do filme, quando Alex desaparece; depois, como ponto de encontro para Spencer e Fridge, no caminho para a escola; e, por fim, na cena em que o quarteto descobre o que aconteceu com Alex, quando ele deixou Jumanji (na "vida real" de Brentford, esse personagem é interpertado por Colin Hanks; a cara do pai, Tom Hanks).

Para ambientar a Brantford High School, lugar que marca a última cena do filme, a produção usou a Westlake High School, localizada no 2400 da Union Road.

As cenas internas foram rodadas em sets do Atlanta Metro Studios.

Quanto às cenas da selva, elas foram rodadas no Havaí, com destaque para a cidade de Honolulu e o seu Kualoa Ranch Nature Reserve, parque natural onde é oferecido o passeio Hollywood Movie Sites Tour.  Só para constar, essa reserva conta com mais de 200 filmes no currículo, incluindo "Jurassic Park" (1993).


Jumanji: Próxima Fase

Depois de Jumanji (1995) e "Jumanji: Bem-vindo à Selva" (2017), o nosso próximo post será sobre Jumanji: Próxima Fase (2019), uma história que eu acho ainda mais divertida do que as suas antecessoras.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"