"Jumanji" (1995)


Jumanji é uma estória infantil, escrita e ilustrada por Chris Van Allsburg, que foi publicada em 1981, fez sucesso e chamou a atenção de Hollywood. Ela ganhou a primeira adaptação para o cinema em 1995, com Robin Williams encabeçando o elenco e Joe Johnston conduzindo a história (mesmo diretor de Capitão América: O Primeiro Vingador).

O filme de Johnston começa em 1869, com uma breve cena mostrando dois garotos aterrorizados e apressados em enterrar um baú com algo estranho dentro. Esse "algo" emite um som de tambores que mais parece um "chamado" para quem o ouve.  Um século depois, na mesma cidade de Brantford, um garoto chamado Alan Parrish (Adam Hann-Byrd) descobre a tal caixa com um jogo de tabuleiro chamado Jumanji e levá-a para casa.


Cena do filme (Divulgação)

Naquela noite, os pais de Alan, Sam e Carol Parrish (Jonathan Hyde e Patricia Clarkson) saem de casa para uma festa, deixando-o acompanhado da amiga Sarah Whittle (Laura Bell Bund). Os jovens decidem, então, brincar com o Jumanji. No entanto, nem bem as rodadas começam, algo aterrorizante acontece: o menino é abduzido para dentro do jogo e alguns morcegos saem do mesmo espaço, perseguindo Sarah. A menina entra em estado de pânico e foge dali sem continuar a jogada. A regra do jogo, no entanto, é clara: se ele for iniciado, precisa ser terminado, caso contrário, Alan ficará preso até que alguém faça um determinado movimento.

A história avança 26 anos. Agora, sabemos que a mansão onde Alan morava está à venda e que o garoto foi dado como morto. Muita gente, por sinal, duvidou da história contada por Sarah, preferindo pensar que Sam Parrish deu sumiço no próprio filho. Depois de muito tempo, o imóvel é adquirido por Nora Shepherd (Bebe Neuwirth), que muda-se para o local com seus sobrinhos órfãos Judy (Kirsten Dunst) e Peter (Bradley Pierce).

As crianças ficam um pouco assustadas tanto com as histórias que ouviram sobre o mistério envolvendo os antigos moradores como com o som de tambores que ouvem de algum lugar daquela mansão. Mesmo assim, elas tentam descobrir de onde vem aquele som e acabam encontrando o jogo Jumanji.

Sim, elas começam a jogar e sim, a cada jogada, coisas estranhas acontecem, como um leão imenso sair de dentro do jogo, seguido por uma criatura com aparência de homem das cavernas. Sem imaginar o que estava acontecendo, Judy e Peter tinham acabado de libertar Alan (agora, um adulto interpretado por Robin Williams). Esse, acreditando que tudo continua como antes, quer logo reencontrar seu pai e sua mãe.

Para resumir sem contar muito sobre a história, Alan descobre que Sam e Carol já estão mortos e que tinham vendido tudo que tinham para encontrá-lo, sem sucesso. No caso do pai de Alan, o homem ainda teve o desgosto de saber que a sua última conversa com o filho foi uma discussão por causa de uma possível ida do garoto, a contragosto por parte de Alan, para um colégio interno.

Com o tempo passando e todo tipo de perigo saindo de dentro do Jumani e atacando a cidade, Alan se convence de que eles precisam terminar o jogo e que, para isso, também necessitam da companhia de Sarah (agora, vivida por Bonnie Hunt), que foi a pessoa que deveria jogar os dados, antes do jogo ser interrompido.

A partir deste ponto da história, prefiro deixar que você veja o filme e divirta-se também. Quando assisti-lo, preste atenção na cena final desse Jumanji de 1995, pois ela serve de gancho para o início do Jumanji de 2017, tema do nosso próximo post.


Cena na Central Square, em Keene, New Hampshire.
(Foto: divulgação)

Locações:

Neste filme, muitas cenas da fictícia Brantford foram ambientadas em Keene (por exemplo, a Central Square, praça localizada no centro da cidade) e em Swanzey (como o Mount Caesar Cemetery, onde Alan vai visitar os túmulos de seus pais). Essas cidades estão localizadas no Estado americado de New Hampshire, vizinho de Massachusetts, na Costa Leste americana.

A outra parte dos lugares vistos em cena foi rodada na cidade canadense de Vancouver. Por exemplo, muitas cenas internas foram criadas no Bridge Studios e a frente da casa dos Parrish foi filmada na Balfour Avenue, nº 1438 (Google map).

Saiba mais sobre esses e outros lugares mostrados no filme visitando o post Where was Jumanji filmed?.


Próximo post:

Para dar continuidade a esta série especial sobre a trilogia "Jumanji", o nosso próximo post será sobre o divertidíssimo Jumanji: Bem-vindo à Selva (2017). Confira.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"