"Os Rejeitados" num natal em Massachusetts

Fotos do filme: divulgação Focus Features

O filme

Dezembro de 1970. Faltando poucos dias para o Natal, os alunos da Barton Academy preparam-se para as festividades do final de ano. Todos deixam o campus, exceto cinco deles, cujos pais, por um motivo ou por outro, não podem tê-los consigo durante as férias. Esses garotos ficam naquela escola triste e quase vazia, sendo monitorados pelo professor de História Antiga, Paul Hunham (Paul Giamatti), um homem exigente e de personalidade muito difícil. Ou seja, um cenário nada estimulante para jovens cheios de energia e vontade de curtir um pouco de liberdade depois de um longo período de aulas.

Não demora muito para o pai de um dos meninos ir buscá-lo para esquiar em Aspen e conseguir a permissão dos pais de outros 3 garotos para levá-los com ele. O único que não pode deixar a 'prisão escolar' é Angus (Dominic Sessa), cuja mãe não retorna o contato do professor Hunham. Sendo assim, a Barton Academy fica habitada por três tipos distintos e "rejeitados": um professor ranzinza, um aluno rebelde e uma cozinheira em luto, Mary Lamb (Da' Vine Joy Randolph), que tinha pedido o único filho para a guerra havia pouco tempo.

O que acontece nos dias entre o Natal, a passagem de ano e o retorno às aulas é um mix de situações e emoções que farão com que essas três pessoas se aproximem uma das outras e tenham suas vidas modificadas depois de uma viagem a Boston. 

O filme está em cartaz; por isso, deixarei que os detalhes dessa história tão interessante seja conferido por você mesmo. Se desejar, dê uma lida no que foi publicado sobre ele na página do Wikipedia (e não se preocupe, pois não há nada ali que estrague o seu prazer de ver o filme no cinema 😉). 


As locações da Barton Academy

Quando estiver assistindo Os Rejeitados (2023), você verá que a maior parte da história acontece na fictícia Barton Academy. As demais cenas foram filmadas, principalmente, na cidade de Boston

Pelo menos cinco grandes escolas americanas, todas relativamente próximas e localizadas no Estado de Massachusetts, foram usadas para dar vida à Barton Academy. São elas:

Saiba mais sobre essas escolas e as cenas rodadas nelas através do link Atlas of the Wonders, que tem um excelente post (em inglês) sobre esse assunto.


Curiosidades

Se você curtiu a dobradinha Alexander Payne & Paul Giamatti em Sideways (2004), vai gostar de reencontrar essa dupla em Os Rejeitados. Em ambos os filmes, Paul interpreta professores de rapazes (no primeiro, de Literatura; neste, de História Antiga) e, claro, o ator também precisa fazer aquela famosa cena da corridinha que se tornou uma das marcas dos trabalhos de Payne.

Sobre o diretor, eu posso dizer que adoro os filmes dele, com Sideways ocupando a primeira posição no meu ranking pessoal; Nebraska (2013), a segunda; e o curta 14eme Arrondissement, de Paris, Eu Te Amo (2006), a terceira. Quanto aos demais títulos, gosto deles quase que na mesma medida, exceto Pequena Grande Vida (2017), o único que não curti muito (mesmo com a presença meu querido Matt "Jason Bourne" Damon no papel principal).


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer