Asteroid City


Se você está familiarizado com a narrativa de Wes Anderson, provavelmente vai curtir "Asteroid City" (2023), uma história ambientada na década de 1950 e tão excêntrica quanto as anteriores criadas pelo diretor. No entanto, se você não conhece os trabalhos dele e quer fazer isso com esse filme, sugiro vê-lo com a mente aberta, pois trata-se de um divisor de opiniões tanto entre os críticos como entre o público.

Pessoalmente, gostei do filme e da forma como ele foi realizado. Já na sua abertura, somos informados por um apresentador (Bryan Cranston) de que essa história é uma peça teatral escrita por Conrad Earp (Edward Norton), dirigida por Schubert Green (Adrien Brody) e ambientada numa fictícia cidade americana.

Localizada num daqueles desertos dignos de filmes de faroeste, Asteroid City ganhou o seu nome graças à queda de um asteroide no local. No meio daquele nada, atravessado por uma linha de trem, existem um motel, um diner car, uma oficina de carros e uma base militar usada para testes nucleares.

O local hospedará o encontro de alguns estudantes brilhantes e aficionados em observar as estrelas. Nessa turma de adolescentes com QI alto estão Woodrow (Jake Ryan) e Dinah (Grace Edwards), filhos, respectivamente, do fotógrafo de guerra Augie Steenbeck (Jason Schwartzman) e da famosa atriz Midge Campbell (Scarlett Johansson).

Na noite do evento para observação das estrelas acontece algo extraordinário, que faz com que todos no local sejam forçados a entrar numa quarentena de 7 dias. Além dos nomes já mencionados, a trupe detida em Asteroid City conta com personagens interpretadas por Matt Dillon, Steve Carell, Rita Wilson, Liev Schreiber, Rupert Friend, Tilda Swinton, Seu Jorge (no papel de um cowboy), o poderoso Tom Hanks e muitos outros nomes de peso do cinema. A partir do momento em que são isolados, a história desse pelotão de pessoas tão diferentes toma um rumo que se divide entre divertido e absurdo, pelas situações vividas por todos naquele ambiente restrito e sem contato com o mundo exterior.

Sobre as filmagens de "Asteroid City", a maior parte delas foi feita na Espanha, numa região localizada entre as cidades de Chinchón e Colmenar de Oreja, não muito longe de Madri. A outra parte, de acordo com o site IMDb, foi rodada em locações do estado americano do Oregon.

Para a nossa tristeza, tudo o que se vê na tela foi construído apenas para essa história, o que significa que o simpático cenário foi desmontado quando o filme foi concluído. 

Para quem quiser saber mais sobre as locações, sugiro o artigo Where was Asteroid City filmed?

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"