"Era Uma Vez em... Hollywood" e o lendário Musso & Frank Grill


Por Fran Mateus

Em seu novo filme, "Era Uma Vez... em Hollywood", Quentin Tarantino junta Leonardo DiCaprio (de seu "Django Livre"), Brad Pitt (de seu "Bastardos Inglórios"), Margot Robbie ("Eu, Tonya" e "Esquadrão Suicida") e Al Pacino ("Perfume de Mulher" e "O Poderoso Chefão") numa história espetacular e repleta de personagens (alguns, fictícios; outros, inspirados em personalidades reais da Los Angeles da década de 1960).

Mantendo muitos elementos característicos do seu universo cinematográfico, Tarantino nos brinda com a sua versão idealizada de como seria o final para os acontecimentos do ano de 1969 envolvendo Sharon Tate (Robbie), atriz em ascensão e segunda esposa do diretor Roman Polaski que, na vida real, foi morta por membros da famigerada Família Manson. Para contar a sua versão dessa história, o diretor segue a trajetória do ator de faroestes Rick Dalton (DiCaprio) e de seu dublê, amigo e faz-tudo, Cliff Booth (Pitt), num percurso que mescla momentos divertidos (garantidos, principalmente, por Cliff), melancolia (com o declínio dos faroestes, a carreira de Dalton também entra em decadência) e tensão (por conta da expectativa em torno das ações dos seguidores de Charles Manson, aqui interpretado por Damon Herriman). O filme está em cartaz e vale muito a pena ser conferido (e revisto, se você, assim como eu, adorar a história).

Cena no Musso & Frank Grill

No quesito "locações", Tarantino fez um belo trabalho de pesquisa, fotografia e direção de arte. Ele visita lugares emblemáticos de Los Angeles, como a Hollywood Boulevard (com destaque para o Frolic Room e o Pantages Theatre), os estúdios da Fox, o cinema Westwood Village, as casas das celebridades em Cielo Drive e muitos outros espaços que ajudam a contar a história do cinema. Neste post, dou destaque para aquele que é considerado o primeiro restaurante de Hollywood: o Musso & Frank Grill.

Aberto em 27 de setembro de 1919 e prestes a completar o seu primeiro centenário, esse restaurante especializado em comida americana é uma das primeiras locações exibidas em cena. No bar da casa, Rick Dalton encontra-se com Marvin Schwarz (Al Pacino) e o apresenta para Cliff. Depois, já acomodados numa mesa, o ator recebe uma proposta do agente para trabalhar em faroestes italianos. No entanto, ao invés de ficar feliz com o reconhecimento do trabalho, Rick fica deprimido visto que isso pode significar o fim da sua carreira em Hollywood.

Ao longo dos anos, o Musso & Frank Grill viu sentar em suas mesas representantes do cinema de várias gerações. Logo que abriu as portas, Gloria Swanson, Mary Pickford, Douglas Fairbanks, Cecil B. De Mille, Rudolph Valentino, Charlie Chaplin. Nos anos seguintes, Greta Garbo, Gary Cooper, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Rita Hayworth, Orson Welles. E entre os fregueses mais recentes, Tom Cruise, Sean Penn, Demi Moore, Tom Hanks, Woody Allen e Charlize Theron, só para mencionar alguns deles. No Musso & Frank Grill, essa turma de pesos-pesados de Hollywood encontra um ambiente sem bajulação (regra da casa), preços justos e um clima de manutenção da história da Sétima Arte no ar.

Além de astros e estrelas do cinema, Musso & Frank Grill também foi frequentado por escritores famosos, como F. Scott Fitzgerald (o mais assíduo de todos), William Faulkner, T.S. Elliot e Aldous Huxley. Tais presenças se explicam pelo fato dos vizinhos do restaurante serem o Screen Writers Guild (para quem alguns deles trabalharam como roteiristas) e a Stanley Rose Bookshop (livraria que funcionou de 1935 até 1939).

De todas as locações de "Era Uma Vez ... em Hollywood", esse restaurante talvez seja o mais convidativo para o cinéfilo (e leitor) que visitar a Cidade dos Anjos e quiser sentir um pouco do clima da Era de Ouro do cinema.

Onde: 6667 Hollywood Boulevard

🎬



🎬

Era Uma Vez em Hollywood
Once Upon a Time in Hollywood, 2019
Direção: Quentin Tarantino
Fotos do filme: Sony Pictures
Fotos das locações: Fran Mateus

🎬

Assine a nossa newsletter através do e-mail faleconosco@cinetourproject.com.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"