"X-Men 3: O Confronto Final" (Maratona 5 de 9)

X-Men 3: O Confronto Final encerra o ciclo iniciado com X-Men: O Filme e continuado em X-Men 2; mas, não a saga dos X-Men, pois ainda teremos quatro filmes pela frente (e Fênix Negra, que estreará dia 06 de junho de 2019). 


X-Men: The Last Stand (2006, Brett Ratner) Fotos: 20th Century Fox

]O filme:
Essa história gira em torno de dois grandes conflitos. O primeiro é o de Jean (Famke Janssen), que está sem controle sobre os seus poderes e se volta contra seus companheiros Scott/Cyclops (James Marsden), Professor Charles Xavier (Patrick Stewart) e Logan/Wolverine (Hugh Jackman). O segundo conflito é a guerra tão "desejada" de Eric/Magneto (Ian McKellen) contra os humanos, causada pelo fato de um cientista da indústria farmacêutica ter encontrado a cura para o "problema" da mutação. Se de um lado da moeda, Magneto conta com a instabilidade emocional de Jean para levá-la a lutar ao lado dele; do outro lado, os humanos contarão com a proteção dos discípulos do Professor X, liderados por Wolverine, Ororo/Storm (Hally Barry) e Hank/Fera (Kelsey Grammer).

A pergunta para os mutantes do filme é: "De qual lado você vai ficar?" nessa história...


As locações:
Igual ao antecessor, X-Men 3 teve a maior parte das cenas rodadas na Costa Oeste Canadense, em locações e estúdios de Vancouver e na Colúmbia Britânica.

Castelo Hatley volta a aparecer como a escola dos mutantes, internamente (por exemplo, na cena em que Wolverine e Ororo correm para socorrer o professor) e externamente (ex: na bela imagem em que Bobby e Kitty patinam no gelo). O Lago Kananaskis, por sua vez, ressurge como o Lago Alkali, (nas cenas em que Scott vai matar a saudade de Jean, e Logan e Ororo vão à procura dele).

O confronto final acontece em dois pontos turísticos de São Francisco (EUA): a Golden Gate Bridge (aberta em 1937) e a Ilha de Alcatraz (que serviu de prisão federal de 1934 até 1966). Com sua habilidade em mover metais, Magneto consegue ligar a ponte suspensa até a ilha, local onde é mantido preso o mutante que tem o poder da cura, Jimmy/Leech (Cameron Bright). 

Já pensou se Magneto realmente existisse? Até que seria uma boa para o turismo em San Fran: ter a Golden Gate ligando a cidade à famosa ilha de Alcatraz... Foto: 20th Century Fox

X-Men 3: O Confronto Final teve sucesso comercial (quem iria querer ficar de fora dessa briga?), mas também recebeu muitas críticas, tanto de fãs como da imprensa. Cada um teve seu motivo para gostar disso ou detestar aquilo no filme. Particularmente, acho que a parte da ação foi bem orquestrada. Por outro lado, como fã da turma toda, acho que o roteiro não deu a importância devida às relações construídas, anteriormente, entre os mutantes, e as consequências disso, foi uma frieza difícil de ser digerida em algumas cenas. Dois exemplos para você rever o filme e entender do que estou falando: 

- Confira as cenas entre Jean e Scott e entre ela e Professor X. E, depois, compare com o comportamento apático da personagem durante o filme, mesmo em Alcatraz. Acho que podiam ter colocado um pouco mais de conflito emocional entre os sentimentos da nossa querida Dra. Jean Grey e a falta deles na Fênix Negra.

- No caso de Magneto e Mystique (Rebecca Romijn-Stamos), é inconcebível ele agir do jeito que fez na cena dentro do veículo que a transportava para uma prisão. O seu comportamento não condiz com o entrosamento e anos de relacionamento entre os dois, mesmo sabendo que Eric nunca foi muito confiável e de seu ódio pelos humanos. Ele precisava mostrar 'só um pouquinho' de dúvida...

Este é o 5º filme da minha maratona X-Men.

Comentários

  1. Na cena da ponte, quem trava a porta do mercedes, magneto com seu poder ou a passageira acionando a trava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nessa cena, logo depois de Magneto ligar a ponte Golden Gate a Alcatraz, a passageira olha para ele assustada e pensa em sair do carro, mas Magneto trava a porta, impedindo ela, o marido e o garoto de sairem dele.

      Excluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"