"O Último Metrô" em Paris


O Último Metrô, filme de François Truffaut, com Catherine Deneuve e Gérard Depardieu nos papéis principais, foi ambientado em 1942, numa Paris ocupada pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial. Naquela época, marcada por cortes de energia elétrica, falta de alimentos e explosões constantes de bombas, os parisienses buscavam consolo (e aquecimento) nos teatros; pelo menos, naqueles que conseguiam funcionar, apesar das privações. No entanto, a presença do povo na rua só era permitida até o toque de recolher, momento em que todos precisavam pegar o último metrô disponível e voltar para casa.

A história desse filme acontece no Teatro de Montmartre, dirigido pela francesa Marion Steiner (Deneuve), atriz e esposa do dono do lugar, o judeu Lucas Steiner (Heinz Bennent). Quando essa história começa, sabemos que Lucas se escondeu no porão do estabelecimento e que depende somente da esposa para manter contato com os acontecimentos do teatro e da cidade. Enquanto isso, um novo ator, Bernard Granger (Depardieu), é contratado para ser par romântico de Marion numa nova peça. Eles se apaixonam, mas mantêm distância um do outro, até o dia em que ela precisa da ajuda dele para manter o marido escondido de membros da Gestapo.

O Teatro de Montmartre original foi aberto em 1882 e é chamado Théâtre de l´Atelier (1 Place Charles Dullin). Todavia, para as suas filmagens, Truffaut fez uso do Théâtre Saint-Georges (51 Rue Saint-Georges), datado de 1929 e localizado no 9º arrondissement. Vale a pena colocar os dois teatros na sua lista, para quando for à Paris.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"