"Marie Antoinette" em Versailles

Fotos do filme: divulgação
O Palácio de Versailles data de 1660 e é considerado o maior de toda Europa. Feito para mostrar que era Luis XIV quem mandava no Velho Continente, o espaço foi liberado para Sofia Coppola usá-lo como a locação de seu filme Marie Antoinette (2005), uma homenagem a moradora mais fascinante do lugar. Inspirada pelo livro de Antonia Fraser (que aparece nos extras comentando a sua obra), Sofia mostra a versão dessa fase da História sob o ponto de vista da esposa de Luis XVI: ela, interpretada por Kirsten Durst; ele, por Jason Schwartzman. Desde o casamento arranjado por interesses políticos, a ida ainda menina da Áustria para Versailles, o sofrimento pelo fato do rei não deseja-la e de toda a corte comentar isso, a sua paixão pela ópera, o luxo, as festas, as roupas caras e, claro, pelo Conde Fersen (Jamie Dornan alguns anos antes de “Cinquenta Tons de Cinza”) até o momento da Revolução Francesa... está tudo lá. Além de champagne, macarrons e ‘muuuuuiiiiittttooooo’ rosa!!!!!

As mulheres da Corte desfilam seus lindos vestidos
nos jardins do Palácio de Versailles.

É ou não é para quem pode? Preste atenção na cena do baile de casamento da ‘delfina’ Maria Antonieta e o – ainda – príncipe/delfim Luis, rodada no cobiçado Salão dos Espelhos. Com um trabalho de direção de arte impecável, Sofia leva o Oscar de Melhor Figurino para casa. Luxos dignos do filme que realizou.


Conde Fersen (Jamie Dornan) flertando com a delfina.
Ele vem a ser a grande paixão da rainha da França

Best friends! Kirsten trabalhou em mais dois filmes de Sofia: no papel principal de “As Virgens Suicidas” (1999) e em “BlingRing: A Gangue de Hollywood” (2013), onde faz uma breve aparição como ela mesma. À proposito, excelentes opções de filmes da diretora (eu sou suspeita para falar pois gosto de todos os trabalhos dela, incluindo "Encontros e Desencontros" e "Um Lugar Qualquer").


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"