Stanley Kubrick: "O Iluminado"

Divulgação

Imagine o quão assustador seria você confiar em alguém e, de repente, ver essa pessoa tentar te machucar e até te matar? Essa foi a experiência vivida por Wendy (Shelley Duvall) e garotinho ‘iluminado’ Danny (o lindinho Danny Duvall, aos 6 anos de idade), quando Jack Torrance (Jack Nicholson, endiabrado!), marido e pai, passa a persegui-los e a tentar matá-los.


Tudo acontece quando Jack aceita ser o zelador do Hotel Overlook, no filme "O Iluminado" (The Shining, 1980). Ele só desejava ter tempo livre para escrever seu tão sonhado livro, mas, as coisas sairam do seu controle e –talvez, por lembrar-se de uma história trágica ocorrida naquele lugar– Jack foi completamente acometido por alucinações que tomaram conta da sua mente. Resultado: o filme transformou-se num dos mais lembrados -e queridos- pelos fãs de cinema quando o assunto é terror.
  




Jack vai a entrevista de emprego por volta do outono. A espetacular cena de abertura, que mostra a corrida de carro dele até o Hotel Overlook, foi filmada na Going-to-the-Sun Road, localizada no Glacier National Park, um espetáculo da natureza, localizado no Estado de Montana, Estados Unidos, na fronteira com o Canadá.



As cenas da fachada e do exterior do Hotel Overlook foram feitas no Timberline Lodge, um belo hotel localizado em Mount Hood, no Oregon. Alguém se habilita a hosperdar-se por lá? Se sim, anote o site http://www.timberlinelodge.com/, faça sua reserva e torça para tudo dar certo (risos!).

Fotos do filme: Divulgação

Stanley Kubrick sabia que não teria o hotel liberado para ele e sua equipe por muito tempo. Assim, ele recriou o interior do Overlook nos estúdios EMI-Elstree Studios, localizados em Hertforshire, perto de onde morava com a sua esposa e filhas. Bem conveniente.

 

Perguntei sobre ‘O Iluminado’, achei estrando, e ele disse: “Na verdade, este é um filme otimista.” Perguntei: “Você diz isso baseado em que, Stanley?” Ele respondeu, como o existencialista pragmático que era: “Bem, de certa forma, o filme fala de fantasmas. Qualquer história que diz que há algo após a morte é otimista.” 

(Jack Nicholson, no documentário
“Stanley Kubrick: imagens de uma vida”)

Eu soube que Stephen King não gostou do resultado de seu livro no cinema (o roteiro de “O Iluminado” foi escrito por Kubrick e Diane Johnson), mas o publico, por sua vez, adorou! Incluindo esta que vos escreve J
Os vestidinhos das gêmeas
Foto: Fran Mateus

Comentários

  1. Um dos meus filmes prediletos. Mas me hospedar no Overlook, nem pensar. hehehehe... Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"