Soteropolitando pelos cenários de Jorge Amado


Marcelo soteropolitando pelas obras do Mestre Amado.

Você está em Salvador, quer conhecer cenários típicos do universo de Jorge Amado, mas não tem tempo para dar um pulinho em Ilhéus? Faça como Marcelo Castro e aproveite a visita à capital baiana para conhecer os points de duas importantes obras de ficção do mestre baiano: a Cidade Baixa de "Capitães da Areia", e o Centro Histórico e a estátua de Castro Alves de "Quincas Berro D´Água".


Capitães da Areia


Os "Capitães da Areia" são um bando de adolescentes que foram abandonados pelas famílias e vivem pelas ruas, especialmente, da Cidade Baixa, realizando furtos e correndo da polícia. Um dia, o líder do grupo, Pedro Bala, conhece  a garota Dora e a leva, junto com o irmão Fuinha, para viver com os outros meninos no Trapiche. Pedro passa a viver de apaziguar o fogo dos garotos pela menina e de tentar conviver com os próprios sentimentos.








Quincas Berro D´Água


Em "Quincas Berro D`Água", assistimos a transformação de um respeitável funcionário público que, enfadado com a vidinha sem graça que leva, se transforma num 'fanfarrão' (como diria o querido Cap. Nascimento, de Tropa de Elite). Quinca enfia o pé na jaca, cai na farra, passa a beber todas e a viver de arruaça.



Bêbado de dar dó (ou de fazer chorar de ri), ele se agarra a estátua de Castro Alves, na cena que precede o momento da sua morte. Apesar do desejo da família em fazer um enterro decente e esconder a fase 'fafarrã' do herói baiano, os quatro amigos de Quincas - Cabo Martim, Curió, Pé de Vento e Pastinha - levam-no para a sua última farra, ladeira acima, ladeira abaixo, da cidade de Salvador.  




Marcelo visitando o cenário de Quincas Berro D´Agua.

Se estiver de viagem marcada para Salvador, assista estes filmes antes de embarcar e, uma vez na capital baiana, visite os points imortalizados por Jorge Amado. Quem sabe, numa outra oportunidade, você não consegue um tempo para uma chegadinha até Ilhéus e conhece a cidade de Gabriela?

P.S: Marcelo, agradeço pelas fotos e pela dica do tema. Valeu!!


Comentários

  1. É uma boa ver mesmo os filmes sobre a Bahia antes de embarcar pra lá. Já vamos entrando no clima. Assisti "Capitães da Areia" e gostei muito, mas ainda preciso ver o "Quincas Berro D'Água". Estive em Ilhéus também, mas é uma pena que não senti muito do clima de Jorge Amado por lá, exceto visitando a casa dele. Mas Salvador é puro Jorge Amado, amo! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Fabio,
    Vi que vc gosta muito de natureza. Em Mangue Seco/BA, você combina belas paisagens e o cenário de Tieta, de Jorge Amado. Eu não conheco Ilhéus, mas Salvador é mesmo uma delícia de lugar. Vamos continuar trocando ideias. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"