Viajando através da "Rota de Jesus"


Nessa época natalina, um dos roteiros mais cotados do planeta é o que chamo de "Rota de Jesus". Selecionei algumas cidades e locais mais importantes entre os citados na Bíblia, onde Cristo viveu ou esteve por ocasião dos seus discursos e milagres, para apresentar neste espaço.

Belém: cidade do nascimento de Jesus. Outro cidadão famoso local é Davi, que ali nasceu e foi coroado rei de Israel. Na entrada da cidade, encontra-se o túmulo de Raquel, a amada mulher de Jacó. A cidade está localizada na parte central da Cisjordândia e possui, atualmente, cerca de 30.000 habitantes.


Nazaré: local onde Jesus viveu com sua família. Hoje em dia, muitos dos seus 80.000 habitantes ainda faz questão de se vestir e de viver como se fazia há mais de 2.000 anos.


Caná: próximo à Nazaré, a cidade do discípulo Natanael foi local do primeiro milagre de Cristo, quando ele  transformou água em vinho, durante uma festa de casamento. Para o Judaísmo, a união entre um homem e uma mulher é o acontecimento mais importante que existe, por isso, faltar vinho durante a celebração é tipo como algo intolerável.


Mar da Galiléia: também conhecido como Mar de Tiberíades e Lago de Genesaré, foi o palco de muitos outros milagres. Ali, segundo relatos bíblicos, o nazareno fez com que muitas pescas resultassem em abundância de peixes, coisa difícil naquele tempo; andou sobre as ondas e acalmou uma tempestade.


Cafarnaum: cidade onde Cristo morou durante muitos anos e local da casa da sogra de Pedro, que Jesus curou de uma doença. Como a sua população não deu ouvidos às suas palavras, Jesus condenou a cidade à maldição. Isto explica Cafarnaum hoje ser reduzida a um monte de ruínas, um sítio arqueológico.


Betânia: cidade onde se localiza a Tumba de Lázaro, que voltou à vida através das mãos de Cristo. É a terra de nascimento de Maria Madalena, personagem controversa visto que, enquanto a maioria acredita que a ex-prostituta tornou-se apenas amiga de Jesus, uma corrente crê que ela viveu com ele como esposa.


Monte das Oliveiras: onde Jesus respondeu as perguntas dos apóstolos sobre o futuro. Sempre foi uma das paisagens preferidas por mim, quando criança e via nos livros bíblicos, por se poder ver Jerusálem dali de cima.


Jerusálem: point constante na rota de Cristo. Quando criança, os pais o levavam ali para celebrar a Páscoa. Já adulto, andou fazendo muitos milagres na cidade e uma boa limpeza no Templo de Deus (atualmente, o que resta do Templo é o Muro das Lamentações). Lá, o Messias foi condenado e morto.


Praticamente, todos os lugares onde Jesus esteve foram confirmados cientificamente. A forma de crer em seus milagres e na sua história é que muda de acordo com cada religião.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza