Paixão por viagens de trens

Não sei exatamente quando, mas um dia descobri minha paixão por viagens de trens. Neles, você pode relaxar e aproveitar as belíssimas paisagens que atravessam pela janela.  Minhas aventuras pelos trilhos começaram timidamente: de Londres para Brighton, em 2005 e, neste mês, de Madrid para Barcelona, no AVE.

Num trem de alta velocidade da rota Madri - Barcelona

Como todo apaixonado que se preze, procurei ampliar meus conhecimentos e descobrir as melhores relações "trens - paisagens - conforto" (esqueça, por enquanto, o "custo"). Encontrei  as respostas que procurava na série de documentários "World Class Trains". A lista é ampla, por isso, relacionei aqui, somente, os 10 melhores roteiros de acordo com a minha preferência:


1- "Rovos Rail Train" - África do Sul: é o meu favorito. Faço planos para viajar nele em, no máximo, 2 anos. Minha rota será "Pretória - Cidade do Cabo - Port Elizabeth". Quero descer em vinículas (apesar de não colocar uma gota de álcool na boca), conhecer antigas minas de diamantes, fazer um safari  e admirar as belíssimas praias e paisagens da África do Sul.


2- "The Al Andaluz Express" - Espanha: a rota na região da Andaluzia ferve neste trem. Achei o público animadíssimo. Cidades, festas e jantares muito convidativos.

3- "The Venice Simplon Orient Express" - Europa: parte de Londres, entra em Paris, atravessa algumas belas paisagens da Suíça e finaliza em Veneza, na Itália. Oportunidade de ver os cenários do filme "Anônimo Veneziano".

4- "The American Orient Express" - EUA: a partir de Los Angeles, tem-se a oportunidade de ver praias, castelos (no melhor "american way") e paisagens fantásticas. Encerra em Seattle, cidade natal da Starbucks (já estava na hora de tomar um café nessas viagens!).


5- "The Great South Pacific Express" - Austrália: parte de Brisbane. Ponto alto: admirar a Grande Barreira de Coral. Deslumbrante!

6- "The Rocky Mountainer" - Canadá: o ponto alto dessa viagem é admirar as Montanhas Rochosas. É um tour meio "cool", no sentido mais frio possível.


7- "The New Polar Express" - Suécia  e Noruega: acho que, junto com o trem do Canadá, é a rota mais fria de todas. Mas compensa: admirar o sol da meia noite não tem preço! (bem, tem preço e é alto!).

8- "The Palace on Wheels" - Índia: uma viagem extraordinária que termina com o cartão postal mais romântico do mundo - o Taj-Mahal (dá para imaginar um homem tão apaixonado, que construa algo tão belo em homenagem a uma mulher?).

9 - "The South Orient Express" - México: achei esta viagem bem interessante por ter em seu roteiro algumas estádias em pousadas e hóteis muito charmosos. Rumo ao Copper Canyon.

10- "The Eastern and Oriental Express" - Tailândia e Malásia: roteiro exótico e luxuoso pelo sudeste asiático.

São roteiros de sonho, isn´t it? Trens que são verdadeiros hóteis de luxos sobre os trilhos, com refeições deliciosas, passeios imperdíveis e tempo de sobra para dois clássicos de qualquer período de férias - diversão e relax.

Enquanto não realizo meu desejo de viajar em um (ou alguns) deles, vou curtindo as viagens através dos trens mais acessíveis da Europa mesmo, Continente imbatível nesse quesito.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"