Especial Audrey Hepburn: "Quando Paris Alucina"

 

Imagine um autor famoso e bon vivant que recebe dinheiro adiantado para escrever um roteiro comercial para um filme hollywoodiano, mas que prefere gastá-lo curtindo a vida em Paris, cercado de muita bebida e hospedado numa suíte de luxo com vista para a Torre Eiffel. Bem, este é o retrato do americano Richard Benson (William Holden), contratado pelo produtor Alexander Meyerheim (Noël Coward) para criar o novo sucesso de cinema da temporada.

Três dias antes da entrega do roteiro, que coincidentemente será o Dia da Bastilha, Benson recebe a visita de Gabrielle Simpson (Audrey Hepburn), a profissional que deveria datilografar as 138 páginas, teoricamente, já disponíveis da história criada por ele. No entanto, ela descobre que a única coisa que aquele escritor tem para oferecer, além de um drinque, é um título para a obra: "A Garota que Roubou a Torre Eiffel"; e, pior ainda, que ele não faz ideia de como esse futuro "filme de suspense e ação, que também será um melodrama muito cômico" irá se desenvolver.

Diante da pressão de ter que começar a trabalhar, Benson dispara ideias para Gabby escrever:

Página um. Fade in. Externa. Paris, naturalmente. Dia. Começamos com um plano da Torre Eiffel e nós vemos... (branco)

Externa. Sacre Couer. Dia...

O Grand Palais...

Externa. Christian Dior...

Sem conseguir desenvolver nada que vale a pena, Richard se interessa em saber mais sobre Gabrielle e sua vida em Paris. Dessa conversa, uma ideia absurda (a única que ele tem em meses) surge em sua mente e, finalmente, ele começa a trabalhar no esperado roteiro. Basicamente, Benson cria uma história a partir do que a garota irá fazer durante o Dia da Bastilha e adiciona a si mesmo nela como sendo o personagem masculino principal. Como "vilões", entram em cena o Inpector Gilet (Grégoire Aslan) e o segundo policial Philippe (Tony Curtiss, que também interpreta o ator Maurice).

Durante o processo de criação, roteirista e secretária começam a se interessar um pelo outro tal como os personagens da história, com um final romântico que tem, claro, uma bela imagem de Paris como cenário.


Principais locações: 

Raphael: O hotel onde a história entre roteirista e datilógrafa se passa é o mesmo lugar onde Audrey Hepburn se hospedava quando estava em Paris. As cenas para o filme foram rodadas tanto na entrada dele como em seu belo terraço  (17 Avenue Kléber).

- La Grande Cascade: Rick e Gabby, os personagens criados por Richard baseados nele e em Gabrielle, vão almoçar neste restaurante para se conhecerem melhor (Allée de Longchamp, Bois de Boulogne).

Bois de Bolougne: Depois do almoço, numa das tantas reviravoltas dessa história, Gabby e Rick têm seu primeiro momento de 'gata e rato' (ele persegue, ela se defende) dentro desse que é considerado o segundo maior parque público parisiense.

Torre Eiffel: a festa onde Rick executa o seu plano misterioso com a ajuda de Gabby foi realizada na atração turística mais fotografada da França e uma das mais famosas do mundo.

Champs-Élysées: a avenida mais conhecida de Paris aparece em várias cenas rápidas e sediando o desfile do Dia da Bastilha.

Place du Trocadéro: a cena final acontece nessa bela praça com direito a fogos de artifício e shows das fontes de águas (Place du Trocadéro, 16º arrondissement).

- As cenas internas foram feitas no Studios de Bolougne-Billancout, hoje ocupado pelo Canal Plus (2 Rue de Silly, Boulogne-Billancout).


👀 Curiosidades

- O roteiro real de Quando Paris Alucina (1964) foi escrito por George Axelrod e a direção foi confiada ao cineasta Richard Quine.

- Este filme tem uma cena que ficou famosa pela sua carga de irônia: aquela em que Benson mostra o seu "roteiro" para Gabrielle parodiando as regras dos manuais de roteiro vigentes em Hollywood.

- Audrey e William trabalharam antes em Sabrina (1954). Na época, ambos se apaixonaram e tiveram um breve relacionamento amoroso. Quando voltaram a trabalhar juntos em Quando Paris Alucina, Audrey já estava casada com Mel Ferrer mas, reza a lenda, que Holden continuava apaixonado por ela.

- Participações especiais de Marlene Dietrich, Frank Sinatra (voz) e Mel Ferrer.


Confira também Viajando com Audrey Hepburn - Paris e Audrey in Paris

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer