Estúdios de cinema: Ealing Studios


Considerado o estúdio de filmes em atividade mais antigo do mundo, o Ealing Studios foi aberto em 1902, na região oeste de Londres, pelo empresário Will Barker. Em 1938, o empreendimento passou para as mãos do produtor cinematográfico Michael Balcon e ganhou maior reconhecimento tanto local como internacional.

Nos anos de 1955 e 1995, o espaço foi adquirido e gerido pela British Broadcast Corporation (BBC), que nele produziu muitos dos seus shows televisivos, documentários e séries de tevê. Depois da BBC, o Ealing foi adquirido por um consórcio de empresas do ramo cinematográfico que o administra até hoje. Esse grupo investiu pesadamente em reformas no espaço, mas teve o cuidado de manter intacta a fachada art déco (foto acima), datada de 1938.

No Ealing foram filmadas muitas das produções mais famosas da história do cinema britânico. Na lista de filmes antigos rodados e/ou produzidos ali estão "Birds of Pray" (1930), "Um País de Anedota" ("Passport to Pimlico", 1949), "O Mistério da Torre" ("The Lavander Hill Mob", 1951) e "Conspiração Sinistra" ("The Secret People", 1952); esses dois últimos estão entre os primeiros trabalhos de Audrey Hepburn para o cinema.

Na safra de filmes mais recentes que foram produzidos ou que tiveram cenas rodadas num dos 5 estúdios do Ealing estão títulos que se tornaram conhecidos do grande público como "Um Lugar Chamado Notting Hill" (1999), "Bridget Jones: No Limite da Razão" (2004), "O Retrato de Dorian Grey" (2009), "A Teoria de Tudo" (2014), "O Jogo da Imitação" (2014), "O Destino de Uma Nação" (2017), "Dupla Explosiva" (2017) e "Assassinato no Expresso do Oriente" (2017). Entre as séries de tevê constam cenas de interiores de "Black Mirror", "Downton Abbey" e "The Crown".

Infelizmente, para nós, cinéfilos, o estúdio não permite visitas guiadas em suas instalações. Mas dá para conhecer o seu exterior visitando-o no bairro de Ealing. Anote o endereço: Ealing Green; estação de trem West Ealing (Elizabeth Line).  


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"