Lyon e seus museus de cinema: Miniature et Cinema


Fotos: Fran Mateus

A cidade francesa de Lyon é considerada (junto com a americana Nova Jersey) o berço da criação da Sétima Arte e conta com dois museus interessantes para fazer valer essa fama: o Musée Lumière (tema do post anterior) e o Musée Miniature et Cinéma.

Fundado pelo artista e miniaturista Dan Olhman, em 2005, o Musée Miniature & Cinéma é um espaço dedicado a dois temas: o universo dos efeitos especiais do cinema, de produções de 1960 até hoje (destaque para as salas do filme Perfume (2006) e a da Casa Branca, Estátua da Liberdade e aviões de guerra);  e miniaturas tanto de objetos de cena de filmes como de outros que fazem parte do imaginário francês, por exemplo um teatro e um bistrô (como o da foto abaixo; acredite, é miniatura). Além do seu acervo permanente, esse espaço tem áreas dedicadas à criação dos seus minúsculos objetos.

Fran Mateus

Para deixar a visita ainda mais interessante, o museu ocupa as instalações de uma casa histórica de Vieux Lyon: a "Maison des Avocats", uma construção datada do século XVI e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ou seja, além de se entreter com a curiosa exposição, o visitante ainda se sentirá fazendo parte da história local e mundial, ao circular pelos corredores e salas dessa construção famosa. Ao deixá-la, nada melhor do que caminhar pelas ruas do centro antigo, conhecer as suas atrações históricas e fazer uma refeição por ali mesmo.

Foto: Fran Mateus

Onde: 60, rue Saint Jean (metrô Ligne D; estação Vieux Lyon)

Post anterior: Lyon e seus museus de cinema - Musée Lumière

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"