Paris num roteiro de cinema


Fotos e texto: Fran Mateus

Está de malas prontas para Paris e quer fazer um tour de cinema? Então, anote estas dicas e divirta-se! 

1º dia
Comece o tour pela sua maior atração francesa: a Torre Eiffel (Os IncompreendidosParis, Eu Te Amo). Quando descer, vá conferir a Ponte Bir-Hakeim (Último Tango em Paris) e os jardins do Trocadero (Missão Impossível - Efeito Fallout). Depois, pegue o sentido da Avenue Kléber (A Identidade Bourne) até o Arco do Triunfo (Cinderela em Paris). Curta as atrações da Champs Elysées (Acossado) até a Place de La Concorde (O Diabo Veste Prada) e  termine o dia admirando a arte de Monet e de outros mestres da pintura no L´Orangerie (Meia-Noite em Paris).

2º dia
Hoje é dia de entrar no Museu Louvre para apreciar as pinturas de Leonardo Da Vinci (O Código Da Vinci), a estátua da Vitória de Samotrácia (Cinderela em Paris) e tantas outras obras de arte importantes para a cultura mundial. Deixe o museu pela Rue de Rivoli para conferir o Hotel Regina (A identidade Bourne) e a Place Vêndome (Place Vêndome, Todos Dizem Eu te Amo). Feche o dia assistindo a um espetáculo da Ópera Garnier (Entrevista com o VampiroMaria Antonieta).

3º dia
Vá para a Margem Esquerda do Sena e comece o dia admirando as esculturas e os jardins do Museu Rodin (Meia-Noite em Paris). De lá, pegue o sentido do Boulevard des Invalides e vá apreciar a silhueta de Paris do topo da Torre de Montparnasse (Paris, Eu Te Amo). Desça e caminhe pelo Boulevard de Montparnasse. Nele estão os cafés Rotonde (Bonecas Russas), Select (E Agora Brilha o Sol) e Closérie des Lilás (Que é Que Há, Gatinha?). Depois do almoço e de um bom café, vá conferir os famosos degraus da Igreja de Saint-Étienne-du-Mont e a vista da Rue Montagne Sainte Geneviève (Meia-Noite em Paris). O Panthéon e o Jardim de Luxembourg estão ali do lado.

4º dia
O cinetour de hoje começa pela Île de la Cité, na altura da Pont Neuf (A Identidade BourneOs Amantes da Pont Neuf) e segue em direção à Notre-Dame (O Corcunda de Notre-Dame). Depois de visitar a catedral (ou o que está liberado dela), vá para a Margem Esquerda e confira as novidades literárias da Shakespeare & Co (Antes do Pôr do Sol). Considere almoçar no Restaurante Polidor (Meia-Noite em Paris). À tarde, visite a Igreja Saint-Sulpice (O Código Da Vinci) e tome um café no Les Deux Margots (Intocáveis). Daqui, você pode ir apreciar os Impressionistas (temas de tantos filmes) no Musée D´Orsay.

5º dia
Inicie o dia no Père Lachaise (Paris, Eu Te Amo). Depois de prestar suas homenagens aos mortos famosos, siga as pegadas do casal de Antes do Pôr do Sol, tomando um café (ou almoçando) no Le Pure Café e indo passear pelos jardins do Promenade Plantée. Pegue o metrô para o Canal Saint-Martin (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e jogue algumas pedrinhas nele (como Amélie faz no filme). Em seguida, siga o rumo de Montmartre, o bairro onde a personagem mora, trabalha no Café des 2 Moulins e tenta arrumar a vida dos amigos. Visite a casa do pintor Maurice Utrillo (Cinderela em Paris) e termine o seu passeio de cinema admirando a vista de Paris da colina da Sacré Coeur (E Agora Brilha o Sol). 


🎦


Para ver mais lugares cinematográficos parisienses e encontrar inspíração para outros roteiros de cinema, confira as dicas do site Cinetour na página Paris de Cinema.

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"