"X-Men - Primeira Classe" (Maratona 2 de 9)

X-Men: First Class (2011, Matthew Vaughn) - Foto: 20th Century Fox

Se X-Men Origens - Wolverine (2009) focou na história de Logan, X-Men - Primeira Classe (2011) se concentra na dos outros personagens importantes do universo dos mutantes: Professor Charles Xavier, Eric Lensherr, Raven, Hank e companhia, desde a década de 1944 até pouco depois do incidente dos Mísseis de Cuba (outubro de 1962), envolvendo EUA e URSS.

1944
Nas primeiras cenas, vemos o garoto Eric (Bill Milner) num campo de concentração nazista (cena similar a de X-Men - O Filme, 2000). O local dessa filmagem é o Destillery Historic District, em Toronto, Canadá. Enquanto isso, em Wetchester, Nova York, Charles (Laurence Belcher) é acordado por um barulho na cozinha do castelo onde vive. É quando ele conhece a pequena mutante, Raven (Morgan Lily), se tornam amigos e crescem como se fossem irmãos.

1962
Um salto na história e já vemos Eric (Michael Fassbender) em busca de vingança. Sua primeira estratégia é descobrir onde encontrar seu inimigo, Sebastian Shaw (Kevin Bacon), através dos contatos dele. Para tanto, o primeiro com quem ele vai falar é um banqueiro suíço. A cena da chegada de Eric ao banco foi rodada na Somerset House, em Londres. Charles (James McAvoy), por sua vez, está se formando na Universidade de Oxford e defendendo uma tese de doutorado sobre mutação genética. Essas cenas com ele concentram a ação no Sheldonian Theatre.

Sheldonian Theatre no site Oxford Visitor Information

Durante a celebração da sua formatura, Charles é contatado por Moira MacTaggert (Rose Byrne), uma agente da CIA que também está nas pegadas de Shaw e precisa da ajuda do professor para encontrá-lo. Durante um movimento conjunto de tentarem colocar as mãos no vilão, Charles e Eric acabam se encontrando e, mesmo com todas as diferenças de background e opiniões, eles se tornam amigos.

Divulgação

Hora de Charles e Eric conhecerem outros mutantes e de treiná-los para colocá-los em ação. Junto com Eric/Magneto e Raven/Mística (Jennifer Lawrence), fazem parte da primeira turma de alunos do (agora) Professor X: Hank/Fera (Nicholas Hoult);  Cassidy/Banshee (Caleb Landry Jones) e Alex Summers/Havok (Lucas Till).


Divulgação

Wolverine (Hugh Jackman) até é contatado por Xavier e Eric, mas (daquele seu jeito educado e charmoso) ele manda os dois se ferrarem. As aulas dele serão dadas num outro momento, a partir de X-Men: O Filme.

Divulgação

Xavier transforma seu castelo novaiorquino num campo de treinamento. Nesse caso, as cenas foram feitas na Englefield House, uma propriedade rural inglesa. Enquanto os mocinhos treinam, o vilão faz alianças com os russos, no Kremlin, em Moscou, onde ele sugere a existência de mísseis americanos em Cuba. A cena dessa reunião foi feita no interior da Australian House, em Londres.


The Englefield State (site)

Pessoalmente, acho que um dos grandes prazeres desse filme é ver a primeira turma ser formada e o nascimento da amizade entre eles. Outro, claro, é toda a ação que faz o filme ter sentido de existir. Para ver essa parte, você precisará assisti-lo e conferir como tudo termina, pelo menos, por enquanto, pois a história toda só está começando.
   
Divulgação

Esse foi o segundo filme que eu revi durante a minha maratona dos filmes sobre esses queridos mutantes, seguindo a ordem cronológica das histórias.

A saga continuará no próximo post.

Confira o post de X-Men Origens - Wolverine.


Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"