Nova York de Woody Allen: "O Escorpião de Jade" (2001)


"Achei o Picasso desaparecido."
"Não acredito. Como conseguiu?"
"Não foi fácil. Eu procurava o quadro de uma mulher com violão, mas esse só tem cubos. Eu levei duas horas para achar o nariz."
(Conversa entre C.W. Briggs e o seu chefe) 

C.W. Briggs e Betty Ann sendo hipnotizados durante um show de mágica.Foto: divulgação

O filme O Escorpião de Jade (The Curse of the Jade Scorpion, 2001) se passa na década de 1940, uma época em que os detetives ainda precisavam se valer mais das suas habilidades dedutivas, do que de qualquer artefato tecnológico, para solucionar crimes. E, nesse quesito, C. W. Briggs (Woody Allen) se considerava um gênio, chegando a afirmar que teria medo de ter que perseguir a si mesmo, caso fosse bandido. Ele diz isso pouco antes de, sem saber como, se ver envolvido num roubo de joias, e precisar achar um jeito de ser inocentado da acusação. Para piorar a sua vida, a agência de detetives onde trabalha coloca uma profissional de mentalidade inovadora, Betty Ann Fitzgerald (Helen Hunt), para transformar a empresa, ameaçando a posição do velho detetive, declaradamente, um averso aos avanços tecnológicos.


Pouco antes de Briggs se envolver numa série de roubos de joias, a turma da agência de detetives vai jantar no Rainbow Room. Ali, acontece um show de mágica crucial para se entender a história.
Foto: divulgação

Uma locação importante desse filme é o Rainbow Room, um restaurante datado de 1934, que fica no 65º andar do antigo RCA Building, no Rockefeller Center, e oferece uma das mais belas vistas de Manhattan.  

O Escorpião de Jade não chega perto dos melhores filmes de Woody Allen, mas tem, na minha opinião, a melhor piada de todas: a que brinca com um quadro de Picasso, e que inicia esse post. Impagável!

Saiba mais sobre este e outros filmes no guia Nova York de Woody Allen.




Veja também:

Nova York de Woody Allen: Manhattan

Nova York de Woody Allen: Um Misterioso Assassinato em Manhattan

Nova York de Woody Allen: Tiros na Broadway



CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"