Paterson: o filme e a cidade


Foto: divulgação K5 International & Amazon Studios

A história de Paterson (2016) mostra uma semana na vida do motorista de ônibus, e poeta nas horas vagas, também chamado Paterson (Adam Driver), numa clara homenagem ao nome da cidade.

Foto: divulgação K5 International & Amazon Studios

Paterson é um jovem sério e educado que, de segunda a sexta, leva a mesma vida: casa, trabalho, passear com o cachorro e bar (os maiores detalhes eu deixo para você ver o filme). Nas horas de folga, ele se dedica a escrever poesias. Durante o filme, ele está em processo de criação de um poema para a sua querida esposa. Essa rotina toda só é quebrada por fatores externos à vontade do rapaz.

Google Maps

Sobre a outra estrela do filme, a cidade de Paterson, se não fosse por esse trabalho, escrito e dirigido por Jim Jarmusch, é possível que eu jamais tivesse curiosidade em saber mais sobre ela. Primeiro, eu dei um Google para localizá-la no mapa e saber um pouco da sua história: ela data de 1792 e foi a primeira cidade americana planejada para ser industrial. Depois, eu dei uma conferida nas fotos sobre a cidade. Legais, mas acho que a melhor forma de desfrutá-la melhor (sem ir até lá, claro) é seguindo as pegadas do personagem, tanto nos momentos em que ele está conduzindo o ônibus da linha número 23 pelas ruas da cidade, como quando ele precisa espairecer e vai pensar na principal atração local, o Paterson Great Falls Natural Historical Park.

Foto: divulgação K5 International & Amazon Studios

Ali, contemplando a bela cachoeira do parque, Paterson pensa no último acontecimento da sua vida até o momento em que um turista japonês (Masatoshi Nagase) aparece e puxa papo com ele. O homem, também poeta, decidiu visitar o local para entender como ele inspirou William Carlos Williams, filho ilustre de New Jersey, a escrever a série de poemas intitulada de ... Paterson.

Para concluir, esse é um filme belo e poético, indicado para que curte um pouco de simplicidade e algo mais lento e contemplativo.

Comentários

  1. Anotado, Alondra. Fiquei curiosa e interessada em ver esse filme. Obrigada pela dica. E, quando puder, assista Paterson: é um filme calmo, mas bem interessante. E Adam Driver está ótimo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"