A Regra do Jogo, de Jean Renoir



La Coninière. Ponto de encontro da alta sociedade francesa no filme “A Regra do Jogo” (La Régle de Jeu, 1939), do diretor Jean Renoir. Entre os presentes estão André Jurieux (Roland Toutain), um aviador tido como herói da nação por ter atravessado o Atlântico. Ele está apaixonado por Christine (Nora Gregor), a esposa austríaca do dono do lugar, o nobre Robert de La Cheysniest (Marcel Dalio) que, por sua vez, convidou a amante Geneviève (Mila Parély) para passar o final de semana na casa de campo. Junta-se ao grupo, Octave (o próprio Jean Renoir, bem à vontade em seu papel), uma espécie de ‘alcoviteiro’ da turma.

Em paralelo, Renoir nos mostra a vida dos serviçais, suas conversas a respeito da infidelidade dos patrões e convidados e as suas próprias escapadas e romances fortuitos. Encabeçam o time, Lisette (Paulette Dubost), a criada de Christine, seu marido, Shumacher (Gaston Modot), e o novo criado da casa de campo, Marceau (Julien Carette). Por conta das intrigas deste trio, um terrível assassinato acontece.

De humor refinado, “A Regra do Jogo” foi lançado pouco antes da II Guerra Mundial e virou um clássico do cinema, tido como um dos melhores filmes de todos os tempos. No entanto, foi duramente criticado quando do seu lançamento, pela forma irônica com que Jean Renoir mostra a forma de viver e de pensar da alta sociedade francesa.

Château La Ferté-Saint-Aubin
Foto: divulgação no site do Château La Ferté-Saint-Aubin 

La Coninière é, na verdade, o Château La Ferté-Saint-Aubin, localizado no coração da cidade de Sologne, no Vale de Loire, França. Construído no século XI, ele pertenceu a várias famílias até ser adquirido, em 1987, por Jacques Guyot, que o abriu ao público para angariar recursos para realizar as reformas necessárias à sua manutenção.

Quem tem o privilégio de visitar o La Ferté-Saint-Aubin, além de ter um banho de história e estar num cenário de cinema, pode: participar da degustação de ‘madeleines au meil’, uma das especialidades da cozinha da casa; conhecer uma locomotiva e um vagão do famoso trem ‘Orient Express’, que ficam numa pequena estação localizada dentro do parque do castelo; e, os mais afortunados, podem fazer como os hóspede de Robert de La Cheysniest e até dormir por lá. Anote o endereço: 4-5, Rue Général Leclerc. La Ferté-Saint-Aubin, França. 


Para os amantes da moda, um detalhe que faz toda a diferença neste filme: Jean Renoir contou com roupas da Maison Coco Chanel para compor o figurino de seus atores. Très chic!


Bônus:
Saiba mais sobre o castelo que foi locação do filme, acessando o link:

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Central Park: o lugar que todo cinéfilo precisa conhecer

"Encontro de Casais" no paraíso chamado Tahiti