Londres, um roteiro inesquecível de cinema

Um dos meus maiores sonhos de viajante era conhecer Londres. Quando isto aconteceu, em 2005, aproveitei cada minuto da forma que mais desejava: seguindo os passos de Sherlock Holmes e visitando o máximo possível dos cenários usados pelo mundo do cinema.

Confira os lugares da capital britânica que visitei e alguns dos filmes rodados por lá: muitos deles inspiraram a minha viagem; outros, foram rodados depois e me ajudaram a relembrar os bons momentos ali vividos. Acredite, o lugar é inesquecível!
Hospedagem de cinema em Wandsworth
Fiquei no Holiday Inn de Wandsworth, bairro citado em “Simplesmente Amor”, num dos diálogos entre o Primeiro Ministro ‘Hugh Grant’ e a secretária por quem ele se apaixonou. O filme inteiro é uma sucessão de imagens pela cidade, com muitas cenas na região do Tâmisa.
O trem nosso de cada dia rumo a Waterloo Station
Para chegar até as atrações da região central de Londres, eu tomava um trem rumo a Waterloo Station, onde Jason Bourne, em “Ultimato Bourne”, precisou agir na maior velocidade possível para descobrir pistas sobre a sua identidade e, ao mesmo tempo, tentar salvar a pele de um jornalista do “The Guardian”.  A estação também aparece em “Bonecas Russas”. É lá que Xavier desembarca quando chega de Paris.

No retorno diário para Wandsworth, o trem passava pelo subúrbio de Vauxhall, cenário ‘quase’ único de “Spider”, um filme com Ralph Fiennes.

South Bank & Southwark
“Closer - Perto Demais”, “Ponto Final - Match Point” e “Wimbledon, o jogo do amor” são os filmes recomendados para quem quer conhecer o Aquarium, a London Eye e, dali de cima, ter uma bela vista do Parlamento.



Assista “Shakespeare Apaixonado” e visite o Globe Theatre para ter uma ideia de como eram os teatros na época do grande bardo. Se curte um pouco de terror, caminhe pelas ruas de Southwark para entender o mundo de Jack, o estripador. Mas, se a sua praia é arte, a Tate Modern fica na região.
Trafalgar Square
Depois de conhecer as obras da National Gallery e os retratos da National Portrait, a recomendação é jantar no restaurante da igreja St.Martin-in-the-Fields, cenário fantástico do filme “1984”, que foi baseado na obra de George Orwell e deu origem a expressão ‘big brother’.

Westminster, Whitehall e St James´s
“A Rainha”: visitar o Palácio de Buckingham é mais do que ver a troca da guarda da rainha. Entre no “Royal Mews” para conhecer as carruagens usadas pelos membros da realeza.

Foto de dentro dos estábulos da Rainha, by Fran.

“O Código da Vinci”:  o filme mostra a fachada da Abadia de Westminster (as cenas internas não foram feitas ali) e dá uma boa perspectiva da Temple Church.


Convent Garden, Soho e City

“My Fair Lady”: as principais cenas externas com Audrey Hepburn – irreconhecível – foram feitas no antigo mercado de verduras de Londres.
“Fim de Caso”, o início do caso entre Maurice e Sarah começou com um jantar no Rules.

“Mate-me de prazer”: o suspense interpretado por Joseph Fiennes e Heather Graham teve as primeiras cenas rodadas na Strand Street.

“O Diário de Bridget Jones”: assista e aprecie a região da Corte de Justiça e de Piccadilly Circus.

“Closer – Perto Demais” e “Ponto Final – Match Point” também tiveram cenas muito legais rodadas nestas áreas.
Bloomsbury e Marylebone
“Sherlock Holmes” é um capítulo a parte na vida londrina. Para seguir os passos do famoso detetive, interpretado por Robert Downey Jr na última versão cinematográfica, eu estive em lugares muito conhecidos pelos leitores de Conan Doyle, como Charing Cross, Northumberland Ave, The Strand e, elementar meu caro leitor, no famoso 221 B da Baker Street.

Fran nos aposentos de Holmes e Watson



“Harry Potter e a pedra filosofal”: confira as cenas do zoológico do Regent´s Park e da plataforma 9 3/4 da estação de trem King Cross. Os demais filmes de Potter possuem muitos cenários da capital britânica que serão mostrados com mais detalhes em outra postagem.



 “O Retorno da Múmia” teve cenas rodadas no British Museum, que fica na região de Bloomsbury.

South Kensington & Notting Hill

“Ao Mestre com Carinho”: prepare o lenço para assistir este filme. Entre uma lágrima e outra, conheça o Victoria & Albert Museum.


“Um Lugar Chamado Notting Hill”: é o filme que colocou o bairro de Notting Hill na moda. Outros locais frequentados por Anna Scott e William foram os hotéis Ritz e Savoy.




Hampestead
O parque “Hampestead Health” pode ser apreciado em “Um lugar chamado Notting Hill”, em “Bridget Jones, no limite da razão” e em algumas telas de John Constable, que morou no número 40 do Well Walk.

Os filmes acima possuem cenas rodadas em várias partes da cidade. Destaquei neste espaço, os lugares que associei imediatamente a cada um deles quando estive em Londres ou os que se destacaram entre as minhas recordações quando os assisti já no Brasil.
A cidade aparece em tantas produções cinematográficas que é quase impossível colocar todos em uma única postagem. Aproveite as dicas de passeios e inclua outras informações cinematográficas que você goste e não foram comentadas aqui.
Eu me diverti muito visitando cada um dos lugares citados e recomendo todos!

Comentários

  1. muito bom seu post! adorei essa ligação entre pontos turisticos x filmes. Viajarei em breve para Londres e achei o máximo! parabens!

    ResponderExcluir
  2. Kelly, que legal que você gostou! Se der para assistir alguns filmes antes de viajar, Londres aparece bastante em 4 filmes muito bons de se assistir: "Simplesmente Amor", "O diário de Bridget Jones", "Um lugar chamado Notting Hill" e "Match Point". Obrigada pelo comentário e boa viagem! Abraços, Fran.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale conosco

CONFIRA TAMBÉM:

"O Paciente Inglês" entre Egito, Tunísia e Itália

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

"Encontro de Casais" no paraíso chamado Tahiti

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza