Camden em "Back to Black"


"Back to Black", o filme

Inspirado no título de uma das melodias mais marcantes que existe, Back to Black (2024) é um filme sobre uma das intérpretes e compositoras mais talentosas de sua geração Amy Winehouse, que ganhou vida e voz através da competente atriz Marisa Abela.

Por cerca de duas horas, esse drama biográfico, dirigido por Sam Taylor-Johnson e roteirizado por Matt Greenhalgh, nos mostra um pouco do universo de Amy, começando pouco antes dela assinar contrato com a produtora Island Records e seguindo os seus passos até o seu final, aos 27 anos de idade. 

Os pontos mais destacados da história de Amy são esses: 

  • a importância para a jovem de viver as suas músicas antes de escrever as letras delas, o que permitiu que o roteiro do filme fosse pontuado com canções que explicam cada momento - de alto e de baixo - da sua vida;
  • o amor e a admiração de Amy pela sua avó materna, Cynthia (Leslie Manville), de quem herdou boa parte do gosto musical e a inspiração para o belo penteado, uma de suas marcas pessoais;
  • a relação de conflito e amor entre a jovem e o seu pai e empresário, Mitch (Eddie Marsan);
  • a dependência de bebidas alcóolicas, das quais ela tentou se afastar, mas para as quais perdeu a guerra;
  • a relação tumultuada com os paparazzi ingleses, que ficavam de plantão na frente de sua casa e não perdiam a chance de mostrá-la embriagada pelas ruas da cidade;
  • e a paixão desmedida pelo ex-marido, Blake (Jack O' Connell). 

O trailer do filme dá uma boa ideia disso tudo e um pouco mais... 



Camden Town, a escolha de Amy

Esse "um pouco mais" é a outra grande protagonista de Back to Black. Você sabe ao que eu estou me referindo? Estou falando dela, a belíssima capital inglesa, Londres. Muitos dos lugares que foram frequentados por Amy Winehouse são mostrados em cena, especialmente, aqueles situados no bairro que a cantora escolheu para viver: Camden Town

Uma lista com as locações de Camden pode ser checada a seguir. 


Fotos: Amy e amigas numa ponte sobre o Regent's Canal; ela e a avó em Primrose Hill;
fazendo uma tatuagem na Flamin' Eight e se divertindo com Blake na Jeffrey's Place.

  • Camden Underground Station: quando ainda morava com a mãe, Janis (Juliet Cowan), Amy chega a Camden de metrô, para um passeio com as amigas, numa sequência de cenas que dá uma ideia da vibração do bairro.
  • Jeffrey' s Place: logo que pode, ela muda-se para esse endereço, onde viveu por um bom tempo: uma parte dele com a amiga Juliette (Harley Bird); outra, com Blake; e outra, sozinha.  
  • Flamin' Eight Tattoo Studio: o lugar preferido da jovem para fazer as tatuagens presentes em seu corpo.
  • The Good Mixer: neste pub, Amy conhece Blake e apaixona-se à primeira vista por ele. Os dois batem um bom papo, mas, logo, a garota descobre que ele é comprometido.
  • Primrose Hill: colado a Camden fica este recanto verde que é bom para relaxar e para ver o skyline de Londres. Em cena, a cantora frequentou o lugar com a avó e com Blake.
  • London Zoo: o primeiro passeio de Amy e Black como namorados foi para esse outro vizinho de Camden e considerado o principal zoológico da cidade. 
  • Regent's Canal: Amy passeava por aqui tanto só como acompanhada de suas amigas ou de Blake.
  • The Dublin Castle: o pub e espaço onde ela tocava. Duas cenas feitas nele mostram Amy cantando músicas sobre seus relacionamentos amorosos. Em ambas situações, os seus namorados de então - um deles foi Black - estavam presentes e não curtiram muito ver a história do casal sendo exposta para o público. Em ambas situações, Amy foi abandonada pelos rapazes.
  • Midway Club: Inconformada com o fim da relação com Blake, Amy foi pedir desculpas ao rapaz quando ele estava jogando sinuca neste local.
  • The Palm Tree: Demora, mas Blake retorna para os braços de Amy e ambos se casam durante uma temporada dela em Miami. Quando a jovem liga para o pai para dar a notícia, Mitch está curtindo uma boa cerveja e uma excelente música neste pub (à propósito, That's Life, de Frank Sinatra).
  • Primrose Pharmacy: na cena em que saem dessa farmácia, Amy e Blake são surpreendidos pelos paparazzi; uma situação que se tornou o normal da vida conturbada do casal.
  • 30 Camden Square: a bela casa onde Amy passou seus últimos momentos de vida.
  • Estátua de Amy Winehouse: os fãs saudosos da sua ídola encontrarão essa estátua em sua homenagem na frente do Camden Market Stables.


Numa futura visita a Camden Town, os lugares acima são boas escolhas para prestarmos uma homenagem à inesquecível Amy Winehouse; de preferência, escutando uma música dela no fone de ouvido (a minha será a que está estampada no título desse post 💖). 


Eu no Primrose Hill.
                      
Eu em Camden                                                      

Quando estudei em Londres, entre 2015 e 2016, minha residência estudantil ficava na Camden Street. Por isso, esse bairro tem um apelo emocional muito forte para mim. Além de alguns dos lugares citados acima, como o Primrose Hill, o London Zoo, o Regent's Canal, outros que eu gostava de frequentar e que recomendo para você que curte um bom café e uma boa sessão de cinema são o Costa Coffee (35 Camden Road) e o Cine Odeon Camden (14 The Parkway). 

Também adorava comprar livros na Waterstones da Camden High Street, mas, infelizmente, essa loja foi fechada. Se você curte visitar livrarias, a dica é conhecer a Waterstones Piccadilly: o ambiente é maravilhoso!

Comentários

CONFIRA TAMBÉM:

"Estômago", filme de primeira e locações em Curitiba

Sex and the City 2: Abu Dhabi x Marrakesh

221B Baker Street - o famoso endereço de Sherlock Holmes e Dr. Watson

Roma em "Comer, Rezar, Amar"

Filme de viagem: "O Turista" no Hotel Danieli, em Veneza

"007 - Cassino Royale" e as locações em Veneza

Verona e Siena em "Cartas para Julieta"

"O Código Da Vinci" em Paris e Londres